GINÁSTICA e MASSAGEM LABORAL

As pessoas mais beneficiadas na empresa com os exercícios físicos são aquelas que fazem um mínimo de esforço físico e mental. As beneficiadas com massagem são aquelas que potencializamos sua sensibilidade e autoconhecimento através da atividade Massoterapia laboral.

Prof. André Nessi

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Ao iniciar esta leitura que será maravilhosa para sua vida, comece com uma inspiração bem profunda, não continue sem antes fazer a respiração, faça uma inspiração bem profunda usando apenas o nariz e expire bem suave pelo nariz e a boca. Mais uma vez, perceba com você já esta sentido bem diferente de quando começou a folhear estas páginas. Ginástica e Massagem Laboral tem como objetivo mudar seu estilo de vida. Se você é um professor de educação física, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, ergonomista, enfim, você é o responsável por mudar o estilo de vida de um colaborador da empresa. Antes de tudo, deve ter sempre em mente: “a mudança começa comigo, eu devo viver e praticar um novo estilo de vida”.

Antes de iniciar um programa de atividade física orientada, devemos ter em mente que exatamente 50 anos atrás a população ativa e produtora eram mais magras e resistentes. Não precisamos ir muito para trás, aproximadamente 10 anos atrás, em 1995, o Centro Nacional de Estatísticas da Saúde (National Center for Health Statistics, divulgou uma pesquisa que entre 1962 e 1991, ocorreu um aumento de 36% a taxa de obesidade. O mais incrível ainda é que entre 1970 e 1980, as pessoas corriam para comprar novos tênis, bicicletas e esteiras ergométricas, porém tudo virou sucata para mais de 85% nos dias de hoje, desmotivação. Muitas atividades exigem roupas adequadas, tênis, recurso material, tempo de deslocamento e local apropriado. Lembrando que antes as pessoas tinham maior tempo livre, podendo de forma organizada, colocar duas ou mais horas dedicadas somente para o culto ao corpo em academias. Conforme os estudos do Conselho Presidencial de Exercícios Físicos e Esportes (President´s Council on Physical Fitness and Sports), as pessoas conseguiam superar as dores iniciais devido a faze de adaptação, porém não conseguem superar a falta de praticidade e monotonia. Por esta após 15 anos ministrando aulas e atuando em empresas, apresento a minha proposta para Ginástica Laboral e incluo o que sempre chamei de Massagem Laboral: organização, dinamismo, simpatia, criatividade, acompanhamento e estudos dos resultados. O resultado desta fórmula é a satisfação e sucesso.

Alongamentos, não são importantes, são importantíssimos!

PLENITUDE E SATISFAÇÃO COM EXERCÍCIOS FÍSICOS ESTÁ NA CONSTÃNCIA DE SUAS PRÁTICAS, NA CORREÇÃO DO QUE ESTÁ INCORRETO E PERCEPÇÃO DOS RESULTADOS.

1. Sentado, com os pés bem confortáveis, se possível tire os calçados, inspire com os olhos fechados e expire bem suave abrindo os olhos. Se o ambiente estiver em silêncio, ótimo, ou com música suave e agradável. O número de repetições que devemos orientar é de 8 no mínimo e 12 no máximo. Entre este número de repetições podemos alcançar os nossos objetivos.

2. Sentado, elevar o (MSD) braço direito, mantendo bem estendido, com a mão em posição longitudinal, dedos estendidos, abrir e fechar como se fosse pegar algo, porém só flexiono a primeira articulação dos dedos. É como se fosse uma “boca de pato”. Após executar as 8 repetições, abaixo suavemente o braço direito e eleve o esquerdo e faça o mesmo número de repetições. Quando desejar trabalhar mais braços, pode fazer elevação anterior e depois com elevação lateral.

3. Sentado, elevar primeiro o braço direito em seguida o esquerdo, com expirações suaves, fazer rotações para esquerda e direita. Pode ser feita uma variação com os olhos fechados, assim aumenta a percepção dos exercícios e de seus resultados.

4. Sentado, chacoalhar as mãos a frente sempre entre uma atividade e outra com os braços, além de estimular a circulação periférica, também diminui a sensação de “peso” e “queimação” nos músculos.

5. Sentado, elevar os braços estendidos até altura dos ombros, manter as mãos abertas, fazer rotação alternada.

6. Sentado, elevar os braços estendidos até altura dos ombros, fazer flexão do cotovelo, tocar o polegar no ombro e os dedos na nuca, simultaneamente. Alternar o movimento, primeiro o braço direito, depois o esquerdo.

7. Sentado, colocar a mão direita espalmada sobre o abdome, colocar a esquerda também espalma sobre a direita. Fazer rotações com ambos os ombros para frente, após a execução do número de repetições, fazer para trás.

8. Sentado, colocar os braços flexionados na altura dos ombros, cotovelos num ângulo de 90º graus, manter as mãos fechadas. Iniciar o movimento com aproximação dos braços tocando um no outro, sentindo o afastamento das escápulas. Afaste os braços sentindo aproximação das escápulas, uma contra a outra. A respiração deve sempre acompanhar o exercício. Neste caso, no afastamentos dos braços é feita a inspiração e na aproximação dos braços a expiração.

9. Sentado, colocar as mãos atrás da cabeça, com os dedos entrelaçados. Inicial com a inspiração afastando o máximo os cotovelos para trás, e na expiração aproximar os braços tocando na cabeça.

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